-
Arquitetos: Atelier David Telerman
- Área: 267 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:iwan baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do pavilhão McNeal 020 surgiu do desejo de David Telerman, junto com um cliente privado localizado na França, de construir uma estrutura perene no deserto americano, no sul do Arizona, em resposta ao fascínio mútuo pela natureza surrealista, que anos atrás levou artistas como Max Ernst em busca de novas formas. Através de uma aproximação entre os elementos brutos ali presentes, a construção busca proporcionar uma paisagem para vivenciar, como um fotógrafo ou um pintor faria utilizando seus próprios instrumentos, com uma atenção minuciosa à vastidão do deserto, ao peso do vento e à precisão geométrica da luz.
O pavilhão, todo construído em concreto armado moldado in loco, é composto por uma pirâmide invertida que penetra no solo e se fecha no centro. Na parte superior, quatro linhas de comprimentos variados se estendem a partir da cobertura até nivelarem com o chão: longas linhas que conduzem o visitante; linhas sobre as quais se pode caminhar para sentir a verticalidade de um corpo frágil, o medo de cair; linhas abaixo, para captar a luz em constante mudança, sombras distorcidas ondulando sobre os degraus como pêndulos precisos.
No interior, um banco linear voltado para a porta recebe a luz do pôr-do-sol que adentra. A estrutura subterrânea, ainda não visível ao se chegar ao local pelo leste, aparece gradualmente, revelando uma fenda, os degraus e então o espaço central: a organização da procissão.
Apesar de sua aparente simplicidade, a estrutura tende a expressar, quase de forma primitiva, o contraste entre a natureza que gradualmente desaparece pelas escadas em um ruído silencioso e a paisagem reaparecendo ao subir as escadas, o solo avermelhado, o vento forte e as montanhas ao longe.